Rua Francisco Toledo, 124 • Jd. Zaíra • Mauá • SP

Histórico da Entidade

No ano de 19976, um grupo de moradores do Bairro de Jardim Zaíra – Mauá se organizou, com a finalidade de suprir ausência de alternativas de socialização e lazer. Com o apoio e a participação das famílias dos integrantes desse grupo inicial e da comunidade, foram realizadas várias promoções com o objetivo de angariar recursos financeiros. O sucesso foi tanto que no ano seguinte, foi adquirido um terreno e iniciada a construção da sede social. A inauguração da sede possibilitou o desenvolvimento de atividades sistemáticas, cumprindo assim um dos objetivos iniciais: ser um centro de reunião e socialização e lazer da comunidade.

A participação das mulheres ainda tinha um papel e auxiliar. Para mudar essa característica, em 1980 organizou-se um grupo feminino com a finalidade de complementar a ação da diretoria. A partir daí as crianças e adolescentes passaram a ter maior atenção e parcerias foram estabelecidas com outras entidades e o poder público. As parcerias possibilitaram a definição dos objetivos sociais claros, de programas bem mais estruturados e maior qualidade técnica e obtenção de recursos para financiamentos dos mesmos. A Associação Estrela Azul é uma entidade civil sem fins econômicos. É dirigida por uma Diretoria que é eleita pela Assembléia Geral, acompanhada e monitorada por um Conselho Fiscal.

Os programas e as atividades são executados por uma equipe de funcionários remunerados e voluntários. A sede da Entidade está localizada no Jardim Zaíra, um dos bairros mais populosos do Município de Mauá. Tanto a cidade de Mauá quanto o Bairro do jardim Zaíra, tem convivido com o desemprego, baixo nível de escolaridade e os conflitos sociais que estão sendo agravados pelos desarranjos sociais que acompanham o processo de globalização da economia.

Uma instituição é movida  por um projeto utópico de sociedade, uma tarefa nada fácil, não é para poucos e nem para ser realizada num curto espaço de tempo. Porém é possível contribuir para sua concretização através de uma atuação bem delimitada em termos de objetivos e inserção social, pautada por uma boa qualidade técnica. É com essa orientação que a Associação Estrela Azul atua desde 1981. Missão da Instituição: Promover pleno exercício da cidadania das crianças e adolescentes, bem como a de seus familiares mediante o desenvolvimento de programas Educacionais, Profissionais, Esportivos, Culturais e de Lazer.

Atualmente a Instituição Desenvolve os Seguintes Programas:

WhatsApp chat